Novidades

4 dicas para tirar proveito das novidades em mídia social no seu evento

A massiva popularização das redes sociais e novos serviços de mídia ao longo dos últimos 10 anos mudou drasticamente toda a estrutura de organização e divulgação de eventos. O número de canais vem aumentando progressivamente e o alcance desses é também cada vez maior. Para um organizador de eventos, só há o que comemorar, afinal, divulgar um evento e promover engajamento nunca foi tão fácil. No entanto, é importante entender que o mercado de tecnologia é tão grande quanto é volátil, sendo completamente orientado às tendências.

 

O que é popular neste ano talvez seja considerado datado no ano que vem. Como reflexo disso, as novidades surgem aos montes e eventualmente se torna difícil manter o rastro de tudo. Sendo um organizador de eventos, é importante que você esteja atento ao que surge de novo e ao que interessa ao seu público, mas até que ponto? Às vezes manter a imagem do seu evento ativa na mais nova rede social do momento pode ser contra produtivo. Às vezes não. Aqui vão dicas nas redes para seu evento.

 

Experimente algo novo

 

Em primeiro lugar, é importante frisar o seguinte: você não precisa se cadastrar em todas as redes sociais ou serviços que existem. Faça um mapeamento e busque identificar o que é mais utilizado pelo seu público alvo. A partir disso, defina o que deverá ser o foco da sua atenção. No entanto, vez ou outra, não tenha medo de experimentar algo novo. Quando souber de alguma novidade que tem se tornado popular e você julgar interessante, experimente. Esse não precisa ser um comprometimento de longo prazo, faça um teste de 30 dias e depois analise se vale a pena continuar investindo tempo na novidade. Para isso, talvez valha a pena definir métricas que validem a utilidade do produto. Redes sociais costumam oferecer recursos de análise de desempenho para páginas e perfis corporativos, então aproveite e faça bom uso desses dados.

 

Invista em fotos e vídeos

 

YouTube, Instagram e Vine são exemplos de aplicações extremamente populares devido a sua capacidade de aliar integração social à produção e distribuição de fotos e vídeos. Não importa qual seja seu público, ele provavelmente receberá com maior disposição a informação que você tem a transmitir caso você faça isso utilizando fotos ou vídeos. Por isso, dê especial atenção às novidades que façam bom uso desse tipo de mídia e invista na produção de conteúdo. E, claro, seja criativo! Não há dica mais importante do que essa na hora de hora de interagir com o seu público.

 

Mantenha o toque pessoal

 

Em algum momento você talvez se depare administrando e utilizando mais serviços do que você é efetivamente capaz de lidar. Mais uma vez: mantenha o foco! Como profissional, compreenda essas redes sociais e aplicações como ferramentas que devem lhe servir um propósito. Não se sinta obrigado a continuar utilizando algo pela simples força do hábito. Ao invés disso, priorize a qualidade desse uso, sobretudo no que diz respeito à redes sociais. Administrar ao mesmo tempo contas no Facebook, Twitter, Instagram e outros pode fazer com que seu uso se torne mecânico e arbitrário, e o seu público certamente perceberá. Mantenha o toque pessoal e tente tornar suas publicações genuínas. Se você não for capaz de fazer isso em diversas mídias sociais ao mesmo tempo, então é a hora de deixar algumas delas de lado.

 

Peça ajuda a um especialista

Boa parte dos organizadores de eventos já compreendem a importância das mídias sociais como canal de marketing, porém nem todos são capazes de aproveitar o potencial completo desse tipo de canal. Ainda que você despenda atenção a uma rede social, não significa necessariamente que você esteja fazendo da maneira correta. Isso é intensificado ainda mais quando pensamos em redes sociais emergentes, em fase de consolidar seu público. Nesses momentos, caso haja recursos para tanto, talvez seja válido solicitar a ajuda de um especialista em mídias sociais. Pode ser em forma de consultoria, serviço terceirizado ou mesmo contratando alguém que possa trabalhar internamente na empresa. É imprescindível não subestimar a função das mídias sociais como ferramenta para o sucesso de um evento, e contatar um especialista pode lhe oferecer uma dimensão mais clara dessa importância.

 

E aí, quais as mídias sociais que você tem utilizado para auxiliar na organização e divulgação dos seus eventos? Gostaria de ajuda para divulgar e produzir seu evento, entre em contato conosco, e juntos produzir um evento memorável. 

Entre em contato conosco

Queremos saber o que você tem a dizer. Quais são os seus projetos para que juntos possamos elaborar a estratégia perfeita e atingir os resultados esperados.

© World Produções e Eventos - Todos os Direitos Reservados